Portal Municipal de Turismo de Água Doce
Casa de Cultura

Monumento ao Tropeiro

No ano de 1943, a localidade de Encruzilhada tornou-se Distrito com o nome de Água Doce. A denominação escolhida teve origem de um episódio inusitado: Os moradores da vila costumavam dirigir-se em comitivas à cidade gaúcha de Marcelino Ramos para a compra de mantimentos. No retorno de uma dessas viagens, a mula do tropeiro João Líbia – que estava carregada com açúcar – caiu ao realizar a travessia do rio, perdendo toda a carga. O fato fez com que o local fosse conhecido como “o lugar onde a água é doce”, nomeando posteriormente também o Município. Com o intuito de representar essa passagem de grande importância histórica, a Administração Municipal inaugurou no ano de 2005 o Monumento ao Tropeiro. Construído pelo artista plástico Cristóvão Batista, o mesmo está localizado ao lado da Casa da Cultura Maria Imaculada Brunner Beal, no acesso ao município de Treze Tílias.

Vinícola Villaggio Grando

fecam